Os preceitos de Ciência Aberta e as recomendações da instituição GO FAIR visam tornar os dados localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis. Tais princípios enfatizam a capacidade de ação tanto de máquinas quanto de humanos, permitindo encontrar, acessar e reutilizar dados com o suporte de ferramentas digitais, especialmente frente ao crescimento no volume e complexidade de dados (GO FAIR, 2023).
Princípios FAIR (GO FAIR, 2023)
- Encontráveis: dados e metadados devem ser fáceis de localizar, tanto por humanos quanto por máquinas, por meio de metadados legíveis por máquina.
- Acessíveis: após localizados, os dados devem ter caminhos claros para acesso, com credenciais se necessário.
- Interoperáveis: dados devem poder ser integrados a outros conjuntos e compatíveis com aplicações e fluxos de trabalho.
- Reutilizáveis: dados e metadados devem ser bem descritos, permitindo sua replicação e recombinação em diferentes contextos.
Esses elementos têm o objetivo de facilitar a reutilização de dados, informações e conhecimentos, bem como métodos e processos estruturados durante o desenvolvimento de projetos. Dessa forma, promovem o potencial colaborativo da rede de pesquisa e desenvolvimento.